Vacinação contra a febre amarela ocorre neste sábado em dois postos de Corupá

Publicado em 13/09/2018 às 15:29 - Atualizado em 14/09/2018 às 08:38

Os Postos de Saúde do Centro (ESF3) e da Vila Izabel (ESF4), em Corupá, estarão abertos neste sábado, das 8 às 16h30, para atender os moradores da área rural do município na Vacinação contra a Febre Amarela. Desde o dia 4 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação que tem como público alvo pessoas de 9 meses a 59 anos que residem no interior do município. A meta é vacinar 2.483 pessoas. Até o meio desta semana, já foram aplicadas 800 doses da vacina.

E para atingir este público, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, formadas por vacinadores e agentes de saúde, visitam casas e também atendem em igrejas e salões de comunidades do interior em horários alternativos. A campanha vai até o dia 29 de setembro (confira o cronograma completo de vacinação no quadro abaixo).

Segundo o secretário municipal de Saúde Irineu Pasold, nesta campanha de vacinação  contra a febre amarela, são priorizados os moradores de áreas rurais do município, já que por residirem em regiões próximas de matas estão mais suscetíveis a picadas de mosquitos. “A vacinação é recomendada pelo Ministério da Saúde e para que possamos atingir a meta de uma forma mais eficaz, vamos mais perto dos moradores do interior por meio da descentralização da campanha. Nossas equipes de vacinação estão trabalhando em parceria com os agentes de saúde visitando casas e montando salas de vacina em igrejas e locais de fácil acesso para os moradores do interior. Além disso, neste fim de semana estaremos com dois postos de saúde abertos para atender as pessoas que precisam receber a vacina. Contamos com a participação de quem reside na área rural”, explica o secretário.

Sintomas da doença

Transmitida atualmente pela picada de mosquitos silvestres, que vivem na copa das árvores na floresta e à beira das matas, a febre amarela é causada por um vírus do mesmo tipo dos que causam dengue, zika e chikungunya.

Os sintomas iniciais da doença costumam aparecer entre três e cinco dias após a infecção: febre, calafrios, dores nas costas e corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Cerca de 20% das pessoas contaminadas desenvolvem a forma grave da doença

Confira o cronograma completo de vacinação

Sábado

15/9 - 8h às 16h30 – Posto de Saúde Centro - ESF3 e Posto de Saúde Vila Izabel - ESF4