3ª etapa do Projeto Preservar é Amar acontece na quarta-feira

Publicado em 08/10/2018 às 15:58 - Atualizado em 08/10/2018 às 16:06

A Campanha Evoluir Mais Leitura - Preservar é Amar, realiza na quarta-feira (10), a terceira troca de materiais recicláveis por livros de literatura infantil. O projeto Preservar é Amar foca nas turmas de Pré 2 ao 3º ano das escolas municipais de Corupá. Nesta etapa, a troca será pelo livro “O primeiro voo”, da professora corupaense Katia Rachel Twardowski. A história é sobre um filhote de águia, que tem sua primeira lição de voo com a mamãe águia. O texto também é uma homenagem de mãe para filha. Esta é a primeira experiência de Katia como escritora, portanto, também representa seu primeiro voo no mundo da literatura.

A Campanha Evoluir Mais Leitura - Preservar é Amar é uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental está na quarta edição. Em três anos, já foram recolhidos 35.346,5 Kg em reciclável e trocados por coleções de livros.

Desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Econômico de Corupá, o projeto é patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, por  Lei Rouanet.

Em 2018, o projeto envolve 687 alunos, de Pré 2 ao 3º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 489 de ensino fundamental e 198 alunos da educação infantil. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem. Durante a campanha, cada aluno pode conquistar cinco livros de literatura infantil.

A duração é de três meses e distribuição de dois livros mensais, nos meses de setembro, outubro e um livro no mês de novembro. A campanha iniciou no dia 12 de setembro e encerra no dia 7 de novembro.

Sobre a autora

A professora Katia Rachel Twardowski sempre foi referência nos trabalhos de sala de aula com as turmas do pré-escolar, da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Ela trabalha no magistério há 20 anos. Katia é formada em Pedagogia pela Unerj e com especialização em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares e Gestão Escolar, em Joinville.

Em suas atividades de sala de aula, a professora Katia sempre desenvolve trabalhos que valorizam o meio ambiente. Anualmente trabalha com mascotes ecológicos e vivências práticas, que despertam o amor pela natureza e meio ambiente.

O amor pelo seu trabalho foi percebido pela escritora Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, que a convidou para escrever uma história para o projeto Preservar é Amar 2018.  Em pouco tempo, o desafio foi escrever uma nova história e assim surgiu “O primeiro voo”, a história que tem a águia como símbolo e traz muitos ensinamentos ao ser humano.

Como fábula, sempre deixa um ensinamento, e segundo a professora Kátia a moral da história é que: “Precisamos acreditar nos voos que temos na vida, em nossos sonhos. Se o primeiro voo não der certo, não desista, retome e voe novamente”, enfatiza a professora.