Programação do Dia da Banana envolveu cerca de 12 mil pessoas

Publicado em 20/08/2018 às 17:31 - Atualizado em 21/08/2018 às 11:54

A programação do Dia da Banana de Corupá, que iniciou no dia 8 e encerra nesta terça-feira (21), já movimentou cerca de 12 mil pessoas que participaram dos eventos organizados no Centro de Corupá, escolas e outros pontos da cidade. As atividades iniciaram com o Workshop Catarinense de Indicações Geográficas e seguiu com desfile, eventos culturais, esportivos e gastronômicos que seguiram ao longo de duas semanas e contaram com a participação de estudantes e moradores de Corupá e cidades vizinhas. A programação do Dia da Banana é organizada pela Asbanco e Cooper Rio Novo e conta com apoio da Prefeitura de Corupá, Câmara de Vereadores, Epagri, Cidasc, Funturismo, Aciac, Aprosul, Abajas, SCRCred e entidades e empresas parceiras do município.

O fim de semana do Dia da Banana foi de Bananabike com mais de 250 inscritos, Stamtisch, praça de alimentação com food trucks, culinária diversificada, apresentações culturais, exposições de produtores, produtos à base de banana, Trilhão da Banana, concurso de cucas, exposição de carros antigos e muitos outros eventos.

Uma das atrações da programação do Dia da Banana no domingo foi o 2º Concurso de Cucas de Bananas que aconteceu na Praça Artur Müller, no Centro de Corupá. Participaram do evento 24 concorrentes da categoria pessoa física e pessoa jurídica (empresas de alimentos e panificadoras).

Seis jurados com experiência em confeitaria e panificação de cidades da região avaliaram as cucas seguindo os quesitos de avaliação estiveram: aparência, sabor, riqueza dos produtos, consistência da massa, equilíbrio do recheio e criatividade da receita.

Após o julgamento e premiação dos vencedores, o público que estava presente pode saborear as cucas que estavam concorrendo.

O prefeito João Carlos Gottardi destacou a importância do Dia da Banana para Corupá que é Capital Catarinense da fruta sendo também a segunda maior produtora do Brasil. “As festividades do Dia da Banana enaltecem os nossos bananicultores e o município que é Capital Catarinense da Banana. A programação é uma forma de unir a população de Corupá e região e valorizar essa cultura que em breve vai nos colocar em maior destaque com o recebimento da Indicação Geográfica da região que produz a banana mais doce do Brasil”, acrescenta.

Segundo a diretora executiva da Asbanco Eliane Müller a vasta programação do Dia da Banana contou com a parceria de dezenas de entidades do município e foi organizada de uma forma que toda a população pudesse participar. “Sentimos orgulho de nossa cidade e pelo que ela representa no cenário estadual e nacional de produção da banana e tudo isto é valorizado por meio da realização dos eventos do Dia da Banana”, concluiu

Confira os classificados:

Categoria pessoa física:

1º lugar – Renilda Hinkeldey – prêmio forno micro-ondas

2º lugar – Esther V. Zancanella – prêmio forno elétrico

3º lugar – Margarida Scheibel– prêmio batedeira

Categoria pessoa jurídica:

1º lugar – Confeitaria Schroeder - certificado de participação

2º lugar – Aromen Alimentos - certificado de participação

3º lugar – Panificadora Thieme - certificado de participação

Sobre o Dia da Banana

O Dia da Banana foi estabelecido pelo decreto municipal de 2012 que valoriza a produção da banana em Corupá. As festividades em comemoração ao Dia da Banana integram o calendário de eventos do município e além de movimentar o comércio e a população local e da região, sendo motivo de orgulho por parte dos agricultores pela atividade que exercem.