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Atendimento no PA de Corupá triplicou entre os meses de setembro e outubro

Publicado em 07/11/2018 às 11:27 - Atualizado em 07/11/2018 às 11:27

 

Conforme levantamento apresentado à Secretaria Municipal de Saúde pelo Instituto Civitas, que administra o Pronto Atendimento (PA) 24 horas de Corupá, o número de procedimentos realizados junto da população nos últimos dois meses, triplicou com relação ao mês de agosto, quando ainda o Hospital Jaraguá era responsável pela gestão da unidade. Em agosto foram realizados 2.619 procedimentos, enquanto que, em setembro foram 8.480 e outubro 9.096. Esses números preocupam a Secretaria Municipal de Saúde, pois diminuem o atendimento nos postos de saúde e sobrecarrega no PA 24 horas.

 

Segundo a secretária municipal interina de Saúde Jussara de Carvalho, esse aumento significativo de atendimentos no PA se deve a dois fatores, o primeiro pela curiosidade da população em saber como está a unidade de saúde agora que é administrada por outra entidade e que consequentemente as pessoas deixam de procurar os postos para o atendimento que não é emergencial. Já outro fator é que o número de funcionários do Pronto Atendimento passou de 15 em agosto para 25 em setembro, quando o Instituto Civitas assumiu a gestão da unidade.

 

Jussara comenta que a Secretaria de Saúde faz o acompanhamento constante do PA, sendo realizadas reuniões periódicas com a direção da unidade para se inteirar do andamento dos trabalhos realizados pelo Instituto Civitas. Além disso, agora que o sistema do Pronto Atendimento está interligado com os postos, facilita também o acompanhamento em tempo real dos atendimentos à população, tanto nas unidades de saúde quanto no PA.

“Acreditamos que nos primeiros meses, a demanda aumentou também por conta da curiosidade das pessoas em conhecer a nova gestão do PA. Esperamos que nos próximos meses o atendimento se normalize, já que o Pronto Atendimento deve ser utilizado pela população para o atendimento de urgência e emergência. Nos demais casos, a população deve procurar um dos quatro postos de saúde de nosso município”, alerta Jussara.

 

O prefeito João Carlos Gottardi avalia de forma positiva a nova gestão do Pronto Atendimento de Corupá. “A gestão anterior contava com 15 funcionários para atender no PA, agora o instituto que assumiu conta com 25 funcionários. Isso demonstra o comprometimento que esta nova gestão tem com o atendimento de qualidade para a população”, salienta o prefeito.

Gottardi também destaca um dado levantado com a relação a procedência das pessoas atendidas no PA. Devido a proximidade de Corupá com Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, do total de atendimentos por mês, cerca 700 são das cidades vizinhas. E por se tratar de uma unidade que é exclusivamente para o atendimento do  Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento não pode ser negado a pessoas de outros municípios.  

A Secretaria de Saúde de Corupá aponta para mais um dado relevante, desta vez no atendimento dos postos de saúde do município. Atualmente cerca de 10% das pessoas, que têm consultas agendadas para fora do município com especialistas, acaba faltando sem avisar e com isso tiram a vez de outras pessoas que poderiam ser chamadas no lugar. O comparecimento às consultas e procedimentos marcados com antecedência é muito importante e caso a pessoa não for comparecer que avise com antecedência para que seja marcada a consulta ou procedimento para outra pessoa.