SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS FOI TEMA DE CAPACITAÇÃO

Publicado em 14/05/2019 às 11:05 - Atualizado em 14/05/2019 às 11:28

Capacitação AEE - Corupá

SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS FOI TEMA DE CAPACITAÇÃO

Na terça-feira (07/05) coordenadoras pedagógicas e professoras de AEE-Atendimento Educacional Especializado das unidades escolares da rede municipal passaram por uma capacitação cujo tema foi "Educação Inclusiva de alunos com transtornos mentais". A profissional responsável pela elaboração e execução da capacitação foi a psicóloga Pâmela Farias da Equipe Multidisciplinar da Educação Especial com apoio da Secretaria de Educação de Corupá.

Conhecendo um pouco sobre AEE

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

A educação especial tem como objetivo o desenvolvimento global das potencialidades dos alunos; incentivo à autonomia, cooperação, espírito crítico e criativo da pessoa com necessidades educativas especiais; preparação dos alunos para participarem ativamente no mundo social, cultural, dos desportos, das artes e do trabalho.

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência.

AEE em Corupá

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá disponibiliza uma Equipe de Assessoria Multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Pedagogia, desempenhando sua atuação no formato educacional. Tem como objetivo colaborar para a inclusão escolar no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, na autonomia e independência de alunos com deficiência da rede Municipal de Ensino, fornecendo subsídios aos educadores no que se refere ás áreas mencionadas, bem como contribuir para a elucidação de entraves institucionais, por meio de orientações aos educadores no intuito de minimizar e/ou sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos.